Logo que 2017 começou, o Instituto Pantone conseguiu atrair todos os olhares à importância da natureza com o anúncio de que o verde Greenery foi eleita como a cor do ano.

A escolha dessa cor foi estratégica, pois “sabemos o tipo de mundo que estamos vivendo, que é muito estressante e muito tenso, esta é a cor da esperança e da nossa ligação com a natureza. Ele remete ao que chamamos de palavras ‘re’: regenerar, refrescar, revitalizar, renovar. Toda primavera entramos em um novo ciclo. É algo como olhar para a frente”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, justificando a escolha da cor.

Assim como acontece todos os anos, após a divulgação da “cor do ano”, os mercados de moda, decoração e festas já começaram a se agitar para colocar em prática a nova tendência. No caso do verde Greenery, a tendência não se limitou simplesmente a cor mas sim ao conceito de natureza embutido, o que ocasionou em um movimento de estampas florais e botânicas muito maior e mais difundido, transformando flores e folhagens na mais forte tendência de 2017 e 2018.

Na Moda…

O greenery tingiu algumas passarelas de verão 2017 e na temporada primavera/verão 2018 já apresentada pelas marcas internacionais, entre elas muitas grifes renomadas, aconteceu uma festa de flores, usando a feminilidade e a delicadeza como ponto de partida para as criações.

Em casa…

Com tanta inspiração floral, a decoração de casa ficou muito mais alegre e romântica. Ambientes ganharam detalhes com estampas florais, como objetos, tapetes ou papéis de parede. Como grande destaque, vemos coleções de pratos com flores centrais ou até mesmo inteirinho estampados de ramos de flores e folhagens.

No Casamento…

Há algum tempo vemos detalhes de estampas florais estampando convites e o restante da papelaria de casamento de maneira sutil, como aquarela. Agora a aposta é em traços com bastante personalidade e informação floral ou botânica, como se não houvesse o medo de ousar e trazer as flores para dentro da papelaria do casamento.

Para concluir, podemos dizer que o ano começou extremamente interessante para o mercado de flores e que a primavera que irá colorir os campos estará presente na vida cotidiana das pessoas, seja pela maneira de se vestir ou de decorar a casa.

________________________

Os Pantones anteriores

O Verde Esmeralda foi o tom eleito em 2013, o Radiant Orchid em 2014, o Marsala em 2015 e o Rose Quartz e o Azul Serenity em 2016.

Os tons românticos

Com aposta na suavidade e no frescor, a cartela de cores da nova estação traz tons que viram protagonistas de um verdadeiro clássico do romantismo, como os tons pastel, que configuram uma sequência elegante e delicada, sem perder a personalidade.

Florais ou Botânicos

Não importa, o que a tendência nos mostra é que a natureza trouxe inspiração para todos os gostos e que as flores ou folhagens sairam dos canteiros para virar referência em todos os segmentos.

Texto: Silvia Giacobbe para Revista “À Flor da Ideia”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *