Minha passagem pelo Chile não seria completa se não tivesse conhecido a famosa e comentada Vinã Concha Y Toro, produtora de um dos rótulos mais premiados do mundo,  o ícone Don Melchor.

Eu e a Ju, minha prima, estivemos a convite da Chefe de Imprensa Internacional e passamos uma tarde mais que agradável, conhecendo sobre a história da família fundadora, sobre as 26 variedades de uva plantadas na vinícola e o processo de fabricação dos vinhos.

Hoje o Chile é conhecido pela excelência na fabricação de Cabernet Sauvignon e Chardonnay (e outras originárias da França) mas com o redescobrimento do Carmenère, também se transformou no principal país produtor desta delicada e elegante cepa.

Essa foi uma informação que aprendemos com o Cristiano, nosso expert guia que já morou no Brasil e fala um ótimo português. Começamos caminhando pelo lindo jardim francês da vinícola, e logo encontramos a Casa do Fundador, o empreendedor local Don Melchor de Santiago Concha Y Toro, que fundou a vinícola no século XIX, quando levou videiras da região de Bordeaux da França.

Com muitas conversas pelo caminho, descemos até as 26 variedades de uva plantadas na vinícola, incluindo minhas preferidas, a Pinot Noir, a Pinot Gris e a Syrah, e foi ali mesmo, entre as videiras e com a maravilhosa vista do Vale do Maipo que começamos nossa degustação.

Logo depois conhecemos a Adega de Guarda e a Adega do Casillero del Diablo, cuja história está baseada no boato criado para combater os roubos que aconteciam por lá.

O tour terminou e eu nem percebi o tempo passar, ficamos por mais de uma hora conversando e aproveitando ao máximo esse passeio tão delicioso, que logicamente terminou na lojinha rs

Posso dizer que adorei a experiência em todos os sentidos: pela receptividade de todos, apelo aprendizado e conhecimento da história e por tanta gentileza e cordialidade. Obrigada!!!

Dicas super úteis:

Prefira o tour particular com Guia falando em Português (além do Cristiano conhecemos o Fábio, brasileiro de Hortolândia/ SP há 15 anos morando no Chile).

A visita termina no Wine Bar, onde é possível provar mais vinhos, acompanhado de tábuas de frios, tapas e culinária chilena.

No Chile tivemos dois motoristas, o Hector (super elitizado) e o Sr. Patrício. Ambos extremamente confiáveis, pontuais e adoram brasileiros. Hector +56 9 9812-9760 / Sr. Patrício +56 9 7562-0662.  A conversa por whatsapp fica super fácil.

O Guillermo (http://www.destinochile.com.br) programa passeios para brasileiros no Chile e dá ótimas dicas, uma das pessoas mais queridas que encontramos por lá: +56 9 6121-9847. Visitou o Brasil algumas vezes, fala e escreve muito bem.

Agendamento de visita no site da Concha Y Toro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *