Nessa semana participei da coluna Dicas de Blogueiras, do site http://www.cheers.com da minha amiga Isa Ciampaglia e adorei!

Aqui copiei a matéria, com minha produção de mesa de almoço amarela e azul, e algumas de minhas dicas de como receber em casa e não se complicar. Espero que vocês gostem!


6z5a3555
DICAS DE BLOGUEIRAS
Como organizar uma festa em casa sem se esquecer de nada

Silvia Giacobbe dá dicas valiosas de como recepcionar os amigos sem fazer feio.

Silvia Giacobbe é assessora de eventos, party designer e blogueira (seu blog é o Blogueira Pé no Altar). Então, muito mais do que apenas gostar de recepções e festas, Silvia transformou essa paixão em profissão e, portanto, entende muito bem do assunto “receber pessoas em casa”.

silvia-3-fotos-21

Inclusive, além de trabalhar com isso, ajudando outras pessoas a recepcionar, ela também o faz em sua própria vida: “Receber em casa e estar com amigos e familiares ao redor de uma mesa é uma das minhas principais paixões, o que me levou a fazer vários cursos de aperfeiçoamento, inclusive em Londres”.

E não é preciso chegar alguma data especial para a blogueira convidar os amigos para um happy hour. Segundo ela, quando você gosta de abrir as portas da sua casa e receber, tudo vira motivo para festa. “Até já emprestei a casa para uma amiga fazer a festa surpresa do marido, organizei a despedida de uma prima, entre tantos outros pequenos eventos. Além de todo almoço de final de semana que vira uma comemoração organizada e cheia de charme.”

Por todos esses motivos, a Cheers considerou a Silvia a pessoa ideal para a nossa coluna de dicas de blogueiras desse mês. Confira abaixo nossa conversa com a party designer e aproveite todas as dicas!

O primeiro tópico da conversa foi sobre o começo de todo o planejamento, ou seja, como ela organiza o evento. E, de acordo com Silvia, ela começa a pensar em tudo a partir de uma pergunta: “qual a quantidade de convidados e quais as restrições alimentares de cada um?”.

S: Assim, consigo definir o espaço que irei fazer a recepção, o cardápio e o como as pessoas estarão acomodadas (todos em mesas ou se será um evento circulante).

Na sequência, decido sobre a contratação de profissionais e se há necessidade de locação de louças e móveis.

Depois, no momento de realmente colocar o que foi planejado em prática, Silvia contrata alguns profissionais.

S: Sou um pouco centralizadora no momento da organização e acabo resolvendo tudo sozinha. Em casa, sempre me envolvo pessoalmente com a decoração, comprando as flores e fazendo os arranjos florais. Já no dia do evento, por menor que seja a comemoração, conto com ajuda profissional na cozinha, no bar e na limpeza das áreas comuns.

Para escolher os profissionais que irá contratar, a blogueira diz que tudo depende da quantidade de convidados. Mas, de qualquer forma, a locação de material (louças, talheres e taças) é um serviço que sempre contrata, porque assim consegue uma montagem da mesa diferente em cada situação.

S: Em meus eventos pequenininhos, entre dez a quinze pessoas, costumo encomendar comidinhas e quitutes diferenciados e administrar o serviço com os profissionais de casa – chamo de um evento low-profile. Para eventos com maior número de convidados, não gosto de arriscar, e me cerco de uma maior ajuda profissional, como contratação de buffet e DJ.

6z5a3612_c

Silvia gosta de inovar nas montagens de mesa e, por isso, conta com a locação de louças e acessórios para conseguir sempre um resultado original.

É claro que também pedimos à Silvia uma dica exclusiva e indispensável. E ela realmente tinha duas dicas essenciais:

S: Minha principal dica é considerar “tudo para todos”. Com essa regrinha, o anfitrião não se esquecerá dos convidados com restrições alimentares e não ficará em uma “saia justa” pela falta de algum item.

Também acho importante revisar as áreas que serão utilizadas, liberando o espaço de moveis que estão pelo caminho e reforçando itens nos toilettes.

Segundo a blogueira, com o “tudo para todos” previamente pensado, só restará se divertir junto com os convidados. E é verdade!

S: Com “tudo para todos” previamente pensado só restará se divertir juntamente com os convidados. Uma comemoração com diversão, conforto e aconchego com certeza deixará gostinho de quero mais para os convidados e os anfitriões.

6z5a3574

Para a blogueira, arranjos florais fazem toda a diferença numa mesa bem posta. Mas, para dar tudo certo, é muito importante contratar profissionais e fornecedores de qualidade.

S: Hoje, no mercado, nós temos empresas muito legais que também se preocupam com os pequenos eventos, por isso organizar um petit comité se tornou super fácil. Aqui mesmo no site da Cheers é possível encontrar profissionais de flores, bebidas, comidinhas e doces com excelentes custo/benefício.

Obrigada pelas ótimas dicas, Silvia! E aí, curtiu nosso papo com essa blogueira especialista em recepções e festas em casa? Vamos curtir mais algumas fotos do trabalho dela!

6z5a3538 6z5a3549 6z5a3552 6z5a3565 6z5a3571 6z5a3574

Espero que tenha gostado. Mês que vem, a coluna volta com outro especialista para te dar mais dicas importantes para recepcionar bem em casa.

Beijos, Isa


Produção: Silvia Giacobbe / Fotografia: Rafa Azevedo / Móveis: Ambienta / Louças: Mesa da Duquesa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *